Dia 3 de outubro é feriado nacional na Alemanha, pois é comemorada a Unidade Alemã.

A Alemanha foi dividida em duas, física e politicamente, após o final da Segunda Guerra: a parte oriental, socialista (que se tornou a nação chamada Deutsche Demokratische Republik) e a parte ocidental, capitalista (Bundesrepublik Deutschland).

A nação DDR, socialista, existiu de 1949 até 1990, pouco depois da queda do Muro de Berlim (Berliner Mauer).

As pessoas nascidas nesse período tinham passaporte de um país que já não existe.

No período conhecido como Guerra Fria (Kalter Krieg), em que o mundo sofria influência americana e soviética, as duas nações alemãs se desenvolveram de formas diferentes e o período foi marcado por tensões políticas e espionagem.

Diversos filmes e séries nos mostram como era o clima e a vida nos dois países durante a divisão e a reunificação (Wiedervereinigung). A seguir alguns que assisti e indico

#1 – Tannbach – Schicksal eines Dorfes

Tannbach – Netflix

Essa minissérie de apenas 6 capítulos (3 por temporada) se passa num vilarejo fictício chamado Tannbach que foi dividido entre DDR e BRD, por ficar na fronteira entre as duas nações.

Assim, o vilarejo se tornou um microcosmos da Alemanha dividida. Famílias separadas, diferenças políticas e animosidade, presentes na sociedade alemã da época, são retratadas de forma realista e demonstram bem as diferenças entre os dois lados.

Conta com um elenco de peso, como Jonas Nay e Martina Gedeck.

Alguns personagens da série falam em dialeto, mas dá para colocar legenda em alemão.

#2 Deutschland 83

Também com Jonas Nay (foto), essa série, que já recomendei pra aprender alemão, conta história de um soldado de fronteira da DDR que é enviado para a BRD como espião.

A série é cheia de tensão e suspense e mostra bem o quão perto o mundo esteve na época de ter uma terceira guerra mundial.

A segunda temporada se chama Deutschland 86 e a terceira, Deutschland 89. São todas excelentes!

#3 Kleo

Essa série estreiou há pouco tempo na Netflix (também Brasil) e eu não conseguia parar de asssitir até acabar.

Ela tem um estilo meio Kill Bill e é ao mesmo tempo tensa, emocionante e engraçada.

Kleo é uma agente secreta da DDR que é enviada ao oeste para uma missão, é traída pelo próprio partido e sofre importantes perdas.

A série é basicamente a busca incessante por vingança, mas muito inteligente, fiel ao corte histórico e com um humor sutil e delicioso.

Eu adoro uma história de vingancinha, com história então…

#4 Unsere wunderbaren Jahre

Habituada nos anos de Wende (o período de mudança econômica e política do pós-guerra), essa série trás as mudanças que uma família dona de uma fábrica de produtos de metais sofre com a instauração da nova moeda e o Milagre Econômico (Wirtschaftswunder).

A série mostra também a zona cinza que era manter seu negócio nos anos de regime nazista e após o final da guerra. Além disso, claro, uma boa história de amor e dores.

#5 – Goodbye Lenin

Esse até meu pai, que não vê filmes, viu, então você já deve ter visto também, mas não podia faltar na lista.

Com um dos meus atores favoritos (Daniel Brühl), Good Bye Lenin trás um enredo inusitado: a mãe de Alex, socialista por convicção e membro do partido, está em coma durante a queda do Muro, acorda depois de um ano e, por recomendação médica, não pode ficar nervosa nem ter grandes emoções. Para evitar um piripaque da mãe, Alex usa toda sua criatividade para fingir que o muro não caiu, que a DDR não acabou e que nada mudou.

Uma tragicomédia das boas!

#6 Das Leben der Anderen

Com um título que traz o caso Genitivo lindo e belo, A Vida dos Outros é um dos meus filmes favoritos da vida.

Nele, uma gente da Stasi (polícia secreta da DDR) monitora a vida de um diretor de teatro e sua companheira, suspeitos de serem contra o Regime.

O filme mostra bem como a Stasi espiava seus próprios cidadãos, inclusive arbitrariamente, e humanifica o espião, que acaba se envolvendo emocionalmente na vida dos outros.

Divirta-se!

O que está faltando nessa lista?

Que outros filmes e séries você incluiria aqui? Escreva nos comentários.

Julia Barreiro

Julia Barreiro

Sou brasileira, professora de idiomas há 17 anos. Gosto de aprender idiomas e compartilhar estratégias com quem também está aprendendo. Me interesso por música, cinema, dança, viagens e história. Meus hobbies são cantar, tocar violão, dançar, viajar quando posso e fazer brincos de cerâmica plática.

http://juliabarreiro.com