Sim, é claro que na Alemanha também tem golpes.

A gente tá tão acostumado a levar tentativas de golpes no Brasil, que quando vamos morar fora, achamos que isso ficou pra trás. Ledo engano.

Na Alemanha tem crescido o número de relatos de tentativas de golpes. Nós, estrangeiros, somos alvos fáceis, sobretudo por conta da língua, quando não a dominamos muito bem.

Se ligam para você falando, em alemão, que é da polícia e você precisa passar seus dados porque roubaram sua identidade, é provável que você, chocado e inseguro por causa da língua, acabe caindo no golpe e perdendo dinheiro.

Compilei alguns golpes no Instagram para vocês ficarem espertos. Muitas pessoas me escreveram relatando terem sido vítimas de outros, então nesse post você encontrará sete golpes comuns na Alemanha (e também em outros países da Europa e até no Canadá).

#1 O golpe do apartamento

Basicamente este golpe se trata de um anúncio imobiliário falso.

Em anúncios da internet, inclusive de sites renomados, colocam preços de imóveis pra alugar bem atrativos.

Toda a comunicação é feita por e-mail, o interessado no imóvel nem o visita pessoalmente (o que não é incomum, quando se procura de uma outra cidade) e a pessoa diz que infelizmente não vai poder estar presente para a entrega da chave, pois vai estar no exterior. Depois disso pede para que se faça o depósito de uma quantia X (geralmente o Kaution ou alguns meses de aluguel) e falam que vão deixar a chave com determinada pessoa em tal lugar, mas, claro, isso não acontece e o contato some, fazendo de você vítima de um golpe.

Dica para não cair no golpe: Não faça nenhuma transferência bancária antes de assinar contrato de aluguel e desconfie sempre que parece ser bom demais pra ser verdade. Quando se trata de preço de aluguel em cidades grandes na Alemanha, geralmente de fato é bom demais e não é verdade.

#2 O golpe da imobiliária

Uma seguidora minha comentou meu post no Instagram dizendo ter sido vítima de um golpe de imobiliária. Fiquei chocada com o relatodela, por isso transcrevo aqui, pois eu jamais tinha ouvido falar desse golpe, mas depois pesquisei e vi que realmente tá rolando.

“No nosso caso, alugamos via imobiliária (na teoria, por ser mais confiável) que tinha residências imobiliárias. Moraos na residência por um tempo relativamente curto (6 meses) até enocntrarmos um imóvel bacana (sem mobília) e também até nos ajeitarmos quando nossos pertences chegassem do Brasil. Porém ao mudarmos, a imobiliária simplesmente sumiu… e depois de um tempo, abriu falência e nunca devolveu nosso calção. No Google há várias pessoas também reclamando da mesma situação sobre essa imobiliária. Hoje em dia – pasmem – ela atua com outro nome, tem os MESMOS apartamentos e o advogado falou que tem vários casos assim… E acredito que nunca mais verei meu calção novamente.”

Dica para não cair nesse golpe: Antes de fechar contrato com qualquer imobiliária, faça uma pesquisa no Google para ver se tem alguma reclamação a respeito dela e cheque se ela está ativa há pouco tempo. Se for recente, é capaz que seja uma recém-aberta, especificamente para dar golpes.

#3 O golpe do chaveiro

Em 2018 eu fui vítima desse golpe e saí com um prejuízo de mais de 2.000 Euros!

Basicamente são pessoas que você contrata como chaveiro, frequentemente encontradas através de anúncios no Google – o que eu contratei era um das que apareceram no topo da página -para abrir a porta quando esquece a chave ou se tranca pra fora, e eles cobram muito mais do que o valor e às vezes agridem a pessoa quando não quer pagar ou a roubam.

Dica pra não cair no golpe: Quando se trancar pra fora, ligue para a polícia, que eles te darão o número de um chaveiro confiável próximo de você, ou pergunte a um vizinho qual chaveiro ele conhece. Além disso, pergunte o valor do serviço antes de contratar. Se eles disserem: depende da complexidade/na hora a gente vê, fique em alerta.

#4 O golpe da EUROPOL*

Ligam para o seu celular falando que são da EUROPOL (agência policial da União Europeia) dizendo que sua identidade foi roubada e pedem para você clicar o 1 para ser redirecionado e falar com um oficial.

Nisso, a vítima é levada a dar seus dados pessoais e fazer transferências.

*Também se fazem passar pela INTERPOL e polícia (Polizei) local.

Dica para não cair no golpe: Quando receber uma ligação dizendo que é da EUROPOL ou qualquer outro tipo de polícia, desligue imediatamente.

#5 O golpe do provedor de eletricidade

Quem imaginaria que receber uma ligação a respeito do provedor de eletricidade poderia dar em prejuízo, né? Esse povo é mesmo muito criativo.

Ligam oferecendo um contrato de provedor de eletricidade mais barato. Sabem seu nome e sobrenome e te pedem o número do seu medidor de energia elétrica. Com esse número, eles fazem seu cadastro num provedor de energia e a troca é legitimada sem sua permissão. Assim eles ganham comissão de contrato da outra empresa (que de fato existe). Você só vai descobrir que caiu num golpe quando receber a conta de uma empresa que nunca viu antes.

Dica para não sair no golpe: Nunca passe seu número do Stromzähler (medidor de energia) para ninguém.

#6 O golpe da Microsoft

Algumas pessoas que comentaram no meu Instagram disseram ter caído – ou quase – nesse golpe, inclusive na Irlanda e Canadá!

Como esse golpe funciona: Ligam falando ser funcionário da Microsoft, alegando algum problema técnico e pedem permissão de acessar seu computador remotamente. Uma vez concedida, instalam um vírus ou hackeiam seus dados, senhas, etc.

Dica para não cair no golpe: Se ligaram falando que são da Microsoft, desligue. Você não tem que ser educado com golpista.

#7 O golpe do Marketplace número 1

Esse golpe também é um adendo ao meu post original, pois algumas pessoas comentaram ter sido vítimas de golpes assim.

As pessoas anunciam um produto no Marketplace do Facebook, você faz a transferência e espera que o produto seja enviado por correio, mas ele nunca chega e a pessoa some.

Dica para não cair no golpe: Mantenha toda a comunicação dentro da plataforma do Facebook e só realize o pagamento pelas vias PayPal ou Facebook Checkout, que podem ser monitorados pelo Facebook e, em caso de problema, você pode reaver seu dinheiro. Sempre que possível, busque o produto pessoalmente, em lugar iluminado e seguro, e verifique em que estado o produto se encontra.

#8 O golpe do Marketplace número 2

Diferente do outro, nesse golpe o golpista te manda um link para pagamento, onde você deve colocar seus dados bancários para transferência. Eles entram na conta e tiram dinheiro.

Dica para não cair no golpe: Mantenha o pagamento dentro da plataforma do Facebook e não clique em nenhum link. Peça para que a pessoa te mande o contato da conta dela para você fazer a transferência.

#9 O golpe da adoção de animais de estimação

Desse eu nunca tinha ouvido falar, também fiquei assustada quando alguém comentou no meu Instagram. Anunciam um cachorrinho ou gatinho para adoção e cobram uma taxa para transferir o pet para você. Só que não tem pet nenhum, é tudo mentira.

Dica para não cair no golpe: Peça para fazer uma chamada de vídeo para ver o animal e só faça a transferência depois que já estiver com o pet.

Pois é… Imaginação não falta para quem tenta enganar os outros. Não é porque saímos do Brasil, onde estamos acostumados a estar atentos a golpes, que pararão de tentar rouabr nosso suado dinheirinho.

Dicas gerais para não cair em golpes

Dicas gerais para não cair em golpes telefônicos

– Nunca informe sua conta

– Nunca dê sua senha

– Não permita que acessem seu computador remotamente

– Nunca compartilhe o número do seu medidor de energia nem informe a contagem

– Se achar a ligação estranha, desligue na cara. Você não precisa ser educado com golpista.

– Informe na Bundesnetzagentur ou na Polícia a tentativa de golpe (Betrug).

Espero que este post sirva de alerta e espero, sinceramente, que você nunca tenha caído nem caia em nenhum golpe.

Caso tenha caído, compartilhe aqui com a gente, para que fiquemos atentos

Julia Barreiro

Julia Barreiro

Sou brasileira, professora de idiomas há 17 anos. Gosto de aprender idiomas e compartilhar estratégias com quem também está aprendendo. Me interesso por música, cinema, dança, viagens e história. Meus hobbies são cantar, tocar violão, dançar, viajar quando posso e fazer brincos de cerâmica plática.

http://juliabarreiro.com